Perante o fato de que a moeda estável está a tornar-se o foco das autoridades reguladoras financeiras globais, o Reino Unido opta por uma abordagem cautelosa, enfatizando a soberania financeira; os EUA, por outro lado, abraçam a inovação e, com isso, expandem a influência global do dólar. Esta luta política em torno da tendência de digitalização das moedas, ao mesmo tempo, afeta o futuro da soberania monetária, das estruturas regulatórias e da ordem financeira.
Banco da Inglaterra acende luz vermelha: opõe-se a moeda estável, CBDC e Bitcoin
O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, recentemente expressou sua condenação sobre a ameaça das criptomoedas à estabilidade financeira em uma entrevista ao jornal britânico The Times. Ele alertou publicamente: "Se permitirmos que bancos privados emitam moeda estável, isso representará um risco sistêmico para o sistema financeiro."
Os ativos digitais podem enfraquecer o controle do governo sobre a política monetária, ameaçando assim a soberania nacional. Eu, na verdade, sugiro que os bancos tradicionais explorem a "tokenização de depósitos", pensando em como digitalizar nossa moeda e usá-la para pagamentos, que é a alternativa mais segura.