A competição no mercado de moeda estável da Coreia do Sul está a aquecer, com alianças bancárias, gigantes da tecnologia e empresas Web3 a competição para se posicionar.

O mercado de moeda estável da Coreia do Sul enfrenta uma virada: mais longo disputa para conquistar a liderança

Recentemente, o mercado de moeda estável da Coreia do Sul apresentou um crescimento robusto. Sob a orientação política do governo em apoiar moedas estáveis atreladas à moeda local, alianças bancárias, gigantes da tecnologia e empresas Web3 estão se posicionando, tentando ganhar vantagem na cada vez mais acirrada competição de moedas estáveis na região e até mesmo globalmente.

A "Lei Básica dos Ativos Digitais" que está sendo discutida no parlamento fornecerá uma base legal para a emissão de moeda estável em won por instituições privadas, e os órgãos reguladores financeiros estão acelerando a construção de normas operacionais que se alinhem com o internacional. Isso significa que o segundo semestre de 2025 até o primeiro semestre de 2026 pode se tornar um período de explosão do mercado de moeda estável na Coreia do Sul.

Competição de moeda estável em won: alianças bancárias, gigantes da tecnologia e empresas Web3 entram em cena, quem conseguirá liderar primeiro?

Aliança Bancária Ativa na Estruturação

O Banco Central da Coreia do Sul, embora tenha uma atitude cautelosa em relação às moedas estáveis, reconhece sua inovação e papel promotor no campo das tecnologias financeiras. O Vice-Governador Sênior Liu Sang-da afirmou que a moeda estável denominada em won deve ser emitida inicialmente por bancos comerciais rigorosamente regulamentados, a fim de prevenir impactos na política monetária e no sistema de pagamentos.

Neste contexto, oito dos principais bancos da Coreia do Sul planejam preparar a criação de uma joint venture para emitir moeda estável em won. Os bancos participantes incluem o Banco Nacional, o Banco Shinhan, o Banco Woori, o Banco NongHyup, o Banco de Empresas da Coreia, o Banco Suhyup, a filial sul-coreana do Citibank e a filial sul-coreana do Standard Chartered Bank. A Open Blockchain e a associação de Identificadores Descentralizados, juntamente com a Telecomunicações Financeiras e o Instituto de Liquidação da Coreia, participarão da coordenação e colaboração.

A equipe do projeto está considerando dois modos de emissão de moeda estável: um é o modo de confiança, onde primeiro se confia os fundos dos clientes e depois se emite a moeda estável; o segundo é o modo de token de depósito, que vincula a moeda estável a depósitos bancários. Os bancos mencionados acima estão discutindo a construção conjunta de infraestrutura, e espera-se que uma empresa conjunta possa ser formada até o final deste ano ou no início do próximo.

O Banco Nacional, como o maior banco de retalho da Coreia do Sul, tem demonstrado um desempenho muito ativo na área das moedas estáveis. O banco já iniciou o processo para obter direitos de marca relacionados com moedas estáveis, e as marcas que pretende solicitar incluem a combinação de "KB" e o símbolo do won coreano "KRW".

O Banco Shinhan já havia colaborado com a Hedera em um projeto piloto de moeda estável em won sul-coreano em 2021, e participou em abril deste ano de um experimento de demonstração de remessas internacionais entre Coreia do Sul e Japão baseado em moeda estável chamado "Project Pax".

Competição de moeda estável em ienes: alianças bancárias, gigantes da tecnologia e empresas Web3 se juntam, quem conseguirá liderar primeiro?

Gigantes da tecnologia entram em cena

Como líder no setor de pagamentos na Coreia do Sul, a Kakao Pay é, sem dúvida, a mais proativa entre as grandes empresas na implementação de moeda estável em won sul-coreano. A empresa já apresentou 18 pedidos de registro de marca de moeda estável combinando "KRW", "K" e "P" ao Escritório de Propriedade Intelectual da Coreia do Sul, abrangendo áreas de transações financeiras de ativos virtuais, transferências eletrônicas e serviços de intermediação.

A Kakao Pay irá colaborar ativamente com o processo legislativo da "Lei Básica dos Ativos Digitais", buscando tornar-se um dos primeiros emissores de moedas estáveis em conformidade após a implementação da legislação. A empresa também irá aproveitar suas vantagens nos negócios tradicionais, colaborando estreitamente com a cadeia ecológica da empresa-mãe, como o Kakao Bank e o Kakao T, para alcançar uma profunda integração de serviços sociais, de pagamento e financeiros, proporcionando cenários de aplicação em larga escala para a moeda estável.

Kaia é uma blockchain pública compatível com EVM de Layer 1 formada pela fusão da Klaytn com a Finschia, com o objetivo de conectar um total de 250 milhões de usuários do Kakao Talk e LINE. O presidente da KaiaChain, Sam Seo, afirmou que será "promovida a emissão de moeda estável em won coreano" na mainnet da Kaia. A Kaia já lançou o USDT local e, em parceria com a Tether, está trazendo o USD₮ para o ecossistema Kaia, estabelecendo uma base técnica e ecológica para a futura moeda estável KRW.

A antiga prestadora de serviços de pagamento Danal também reiniciou seus negócios de moeda digital. A empresa já apresentou várias solicitações de patente ao escritório de patentes da Coreia do Sul para "terminais POS que suportam pagamentos com ativos virtuais e seus métodos de operação", fornecendo suporte técnico de base para possíveis cenários de pagamento com moeda estável no futuro.

Competição de moeda estável em won: alianças bancárias, gigantes da tecnologia e empresas Web3 entram em cena, quem conseguirá liderar primeiro?

Empresas Web3 aproveitam a oportunidade

A startup de blockchain Nexus expressou o desejo de se tornar o primeiro emissor de moeda estável em won sul-coreano. A empresa já emitiu a moeda estável chamada KRWx na BNB Chain e submeteu um pedido de registro de marca ao Escritório de Patentes da Coreia do Sul. Além disso, eles também apresentaram pedidos de marca para moedas estáveis em dólar, ien japonês, euro e outras moedas fiduciárias.

O CEO da Nexus, Jang Hyun guk, afirmou que escolheram lançar o KRWx antecipadamente na BNB Chain, com o objetivo de estabelecer uma vantagem competitiva. A empresa planeja continuar lançando mais moedas estáveis atreladas a moeda fiduciária e estabelecer uma subsidiária em Hong Kong, a Nexus Stable HK, para promover a internacionalização das moedas estáveis.

Competição de moeda estável em won: Aliança bancária, gigantes da tecnologia e empresas Web3 entram em cena, quem conseguirá liderar primeiro?

Outros potenciais participantes

A Nexledger, lançada pela Samsung SDS, subsidiária do Grupo Samsung, é uma das soluções de blockchain privado de nível empresarial mais maduras no mercado sul-coreano. Especialistas da indústria acreditam que a Nexledger já possui as características essenciais necessárias para uma moeda estável e, uma vez que os planos de emissão sejam finalizados internamente ou com parceiros, os preparativos técnicos estarão praticamente prontos.

A LG CNS, uma subsidiária da LG, como contratante oficial do sistema de CBDC/depósitos tokenizados do Banco Central da Coreia, possui habilidades essenciais na gestão de ativos em blockchain, incluindo cunhagem, liquidação, auditoria e custódia. Com a promoção da "Lei Básica dos Ativos Digitais", a LG CNS pode assumir o papel de fornecedor de infraestrutura através da exportação de tecnologia.

O panorama competitivo do mercado de moedas estáveis na Coreia do Sul está a formar-se rapidamente. Com a melhoria das leis e regulamentos e o envolvimento ativo de vários participantes, espera-se que a moeda estável em won coreano experimente um desenvolvimento rápido num futuro próximo, trazendo nova vitalidade ao ecossistema financeiro digital da Coreia do Sul.

Competição de moeda estável em won: Alianças bancárias, gigantes da tecnologia e empresas Web3 entram em cena, quem poderá liderar primeiro?

Competição de moeda estável em won: Alianças bancárias, gigantes da tecnologia e empresas Web3 entram em cena, quem conseguirá liderar primeiro?

Competição de moeda estável em won: Alianças bancárias, gigantes da tecnologia e empresas Web3 entram em cena, quem conseguirá liderar primeiro?

Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • 3
  • Republicar
  • Partilhar
Comentar
0/400
DaisyUnicornvip
· 18h atrás
Blockchain pequeno campo de flores, consultor de dados ~ ah. Esta pequena flor de crisântemo da Coreia também vai florescer ~ este mercado está tão animado quanto as flores no meu campo.
Ver originalResponder0
NotAFinancialAdvicevip
· 18h atrás
Enquanto dentro do país ainda se grita por violência, veja como eles operam!
Ver originalResponder0
TokenTherapistvip
· 18h atrás
Har 韓, mundo crypto, até à lua.
Ver originalResponder0
  • Pino
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)